top of page

Intercâmbio da Saúde 

O projeto “Intercâmbio da Saúde” é fruto de uma parceria entre a Associação Jenipapense de Assistência à Infância (AJENAI), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o Programa de Educação Tutorial (PET) Odontologia no Vale, dentre outras organizações comunitárias. Tendo surgido a partir da necessidade de atenção integral à saúde observada na comunidade do Médio Vale do Jequitinhonha. A equipe do PET Odontologia atua promovendo ações de prevevenção, promoção à saúde e curativas sob supervisão dos professores do Departamento de Odontologia. Com o advento da pandemia da COVID-19, as ações foram adaptadas para a modalidade virtual, dando ênfase às ações de promoção de saúde e prevenção.

Imagens de ações do Intercâmbio da Saúde, no Campus I da UFVJM.

Objetivos

objetivos.jpg

Fonte: Google Imagens.

Objetivos gerais:

- Atuar na promoção e atenção à saúde bucal dos moradores das comunidades de Jenipapo de Minas em forma de intercâmbio, proporcionando também a vivência terapêutica dos discentes em comunidades tradicionais do município.

Objetivos específicos:

- Realizar atividades de promoção de saúde com a comunidade, incluindo rodas de conversa sobre saúde geral e bucal, orientação em higiene bucal e escovação supervisionada;

- Realizar uma clínica de extensão a cada vinte dias para oferecer tratamento odontológico em todos os níveis de atenção;

-  Proporcionar, semestralmente, a vivência terapêutica dos discentes na comunidade, que oferece saúde através de sua cultura, dos saberes populares, das artes, da música, e do brincar;

- Estabelecer contatos com lideranças locais para futuras articulações com a UFVJM;

-  Formatar um Programa de Extensão com eixo transversal na promoção de saúde;

- Fomentar um espaço de discussão de outras formas de promoção de saúde em nossa instituição e, ainda, nas formas de acolhimento e apoio a uma permanência saudável de alunos vindos de comunidades tradicionais/ do campo;

- Estabelecer vínculo com importantes instituições não governamentais com forte influência na região (Ajenai, em Jenipapo de Minas, especialmente com a Coordenadora Geral Elisangela Pedroso Lopes e a Educadora Social Nalva Aline).

Metodologia

A metodologia do "Intercâmbio da Saúde" pode ser dividida em:

- Fase preliminar: planejamento e visita in loco

Nesta fase foi realizada uma ação coletiva que aconteceu entre os dias 28 e 30 de setembro de 2018, organizada coletivamente pela Ajenai, Achanti (Associação Chapadense de Assistência às Necessidades do Trabalhador e da Infância) e pela nossa parceira Viviane Fortes, que convidou os terapeutas do Intercâmbio e professores da UFVJM coordenadores de projetos de extensão com interlocuções claras quanto à proposta do intercâmbio. O intuito foi viabilizar uma imersão na região do Médio Vale para conhecer as comunidades e as organizações comunitárias e pensar em articulações possíveis numa visão da saúde desde sua promoção, passando pela educação, formal e não formal, e pela escuta das demandas, para construção e implementação de políticas públicas afirmativas, entre outras frentes.

- Fase I: atendimento odontológico

Nesta fase, o grupo PET Odontologia no Vale, sob a tutoria da Professora Tutora do PET e colaboração de docentes do Departamento de Odontologia, realiza o tratamento odontológico em todos os níveis de atenção à saúde, a cada 20 dias, em clínica de extensão programada especificamente para fins de atendimento aos pacientes do Intercâmbio, selecionados pela AJENAI e parceiros da Prefeitura de Jenipapo de Minas (assistentes sociais e agentes comunitários de saúde), dentre as pessoas com maior vulnerabilidade psicossocial do município. A Prefeitura de Jenipapo de Minas e a AJENAI são responsáveis pelo transporte de ida e volta à Diamantina e alimentação dos pacientes. O grupo PET  Odontologia no Vale e a parceira Viviane Fortes organiza e gerencia a agenda de atendimentos (o aluno bolsista será responsável também por esta atividade).

- Fase II: vivência terapêutica na comunidade

Será realizada uma visita semestral, com duração de três dias, dos discentes participantes à comunidade, para oferecer serviços de promoção de saúde e desfrutar do convívio e cultura da comunidade, buscando maior envolvimento e vínculo com as comunidades. Esta fase foi concebida como um intercâmbio (troca) de saberes, afetos e, portanto, de fortalecimento de vínculos entre sujeitos, momento de formação ímpar e de busca do entendimento da saúde como bem-estar físico, social e mental. A programação desta visita ficará a cargo da AJENAI e Prefeitura de Jenipapo de Minas, bem como hospedagem e alimentação do grupo. A UFVJM entrará com a contrapartida do transporte e diárias para o motorista.

- Acompanhamento e registro dos indicadores de avaliação

O bolsista de extensão selecionado será responsável por monitorar o número de atendimentos odontológicos semanais (atenção primária, secundária e terciária) e número de pessoas beneficiadas pela ação de promoção de saúde coletiva a cada 20 dias. A melhora da qualidade de vida será monitorada através de dados do questionário de saúde (questionário OHIP-14). Haverá reuniões a cada 20 dias para discussão do andamento do projeto e acompanhamento dos casos atendidos, individualmente. Por ocasião da Fase II do projeto, pretende-se investigar o impacto do projeto na comunidade, através de entrevistas semi-estruturadas.

Intercâmbio Virtual da Saúde em tempos de pandemia

Com o advento da pandemia do COVID-19, as atividades presenciais realizadas pelo Projeto tiveram que ser interrompidas, a fim de se evitar a disseminação do vírus, bem como garantir o bem estar da comunidade e da própria equipe. 

Para que o vínculo com o público-alvo não fosse perdido, os atendimentos passaram a ocorrer de forma virtual, por meio do aplicativo WhatsApp, uma vez que se trata de uma ferramenta de fácil aceso e que não exige uma quantidade muito grande de internet.

 

Estão sendo realizadas atividades de Odontologia Preventiva direcionadas  a  diferentes  grupos  de indivíduos, tais como crianças, adultos, idosos e gestantes. Estas atividades buscam a educação e orientação em higiene bucal e inclui ações como orientação de escovação, evidenciação de placa bacteriana, orientação da higienização bucal em bebês, higienização de próteses, dentre outras estratégias. Estes procedimentos serão realizados inicialmente de forma remota e quando do retorno das atividades presenciais será complementado com atividades clínicas com realização de procedimentos clínicos de baixa e média complexidade, realizados pelos Petianos e voluntários sobre orientação do professor tutor e colaboradores. 

GettyImages-1217170434.jpg
3485240.jpg

Fonte: Google Imagens.

bottom of page