Diastema
Durante a graduação, os discentes são expostos à situações desafiadores constantemente. Isso pode fazer com que eles desenvolvam quadros de estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Deste modo, a implementação de medidas e ações que visem proporcionar melhor qualidade de vida aos graduandos e promoção de bem-estar, lazer e cultura são necessárias para minimizar os problemas relacionados a desequilíbrios mentais e oferecer métodos acessíveis para auxiliar uma formação mais humanizada e de qualidade. Surge daí, o projeto intitulado "Diastema", idealizado pelo PET Odontologia no Vale.
Eventos realizados com o Projeto Diastema pelos petianos.
Objetivos
Fonte: Google Imagens.
Objetivos gerais:
- Realizar ações integrativas, esportivas, culturais e de lazer para a comunidade acadêmica do curso de odontologia objetivando minimizar o stress e a ansiedade e impactando positivamente na qualidade de vida, aprendizado além de reduzir a retenção e evasão.
Objetivos específicos:
- Entender as reais necessidades do público-alvo e interpor medidas que visem minimizar as consequências prejudiciais ao bem-estar no ambiente acadêmico;
- Favorecer a aproximação entre os graduandos em momentos interativos e divertidos;
- Proporcionar aos estudantes de Odontologia um momento agradável para favorecer as suas necessidades psicofisiológicas e consequentemente agregar a sua qualidade de vida;
- Oferecer a população acadêmica alternativas acessíveis e gratuitas para aliviar o estresse e a ansiedade do dia-a-dia acadêmico;
- Promover a troca cultural, a autovalorização e o prestígio de talentos presentes em meio a comunidade acadêmica do curso de Odontologia; Fechar parcerias para uma maior multidisciplinaridade na execução das atividades.
Metodologia
Inicialmente foi realizada uma pesquisa para avaliar os principais interesse e necessidades dos discentes, para o planejamento das ações. Parcerias são propostas de acordo com os tópicos sugeridos pelos discentes, com a participação de terapeutas, instrutor físico, docentes de outros cursos da UFVJM e também como projeto de extensão Espaço Cabeça, órgãos vigentes do ensino e grupos acadêmico, abordando também momentos de interação, cultura e distração.
Dentre essas atividades são incluídas terapias alternativas, atividades esportivas, artísticas e culturais, atividades recreativas, rodas de conversa sobre os temas inicialmente solicitados pelos discentes. Estes procedimentos visam alcançar melhor execução e adesão do projeto pela comunidade acadêmica do curso de Odontologia da UFVJM. As atividades são distribuídas durante todo o ano letivo com a promoção de eventos, encontros como grupos de discussão, torneiros, grupos de dança, encontros musicais, campeonatos entre outras ações interativas. Essas ações são executadas por equipe capacitada e monitoradas pelos integrantes do grupo PET Odontologia no Vale.
Atividades presenciais
Com o retorno gradual dos discentes do curso de odontologia para as aulas presenciais, algumas ações do projeto tem sido desenvolvidas nos espaços do Campus I da UFVJM, a fim de contribuir para o estímulo a momentos de lazer e descontração com os acadêmicos.
Momento de descontração no espaço cabeça com os alunos da turma 83
Todos os vídeos
Voz e violão com Gabriel Botelho.
Encerramento das disciplinas de Pré-clínica I e momento de confraternização no espaço cabeça com os alunos da turma 84.